O FACEBOOK

É uma rede social lançada em 2004, sendo inicialmente utilizada apenas por estudantes da Universidade de Harvard. Entretanto, a sua expansão foi tal, que hoje, tem um alcance à escala mundial.

Empresas e particulares, aderiram a esta rede social, com os mais diversos objectivos: marketing, publicidade, comércio, comunicação, partilha de informação, imagens e conhecimentos, lazer, entre outros.

Pode ser utilizado pelas empresas como estratégia para a contratação de recursos humanos, expansão do seu negócio, divulgação de novos produtos/serviços, e por particulares no envio do seu curriculum vitae, com vista à procura de emprego.

O Facebook promove a sociabilidade. Esta pode ser apenas virtual ou convertida em física, após um maior conhecimento das pessoas.

Este gigante das redes sociais, que conseguiu mobilizar milhões de pessoas em todo o Mundo, apresenta-se extremamente atractivo por permitir quebrar “barreiras” a todos os níveis, nomeadamente espácio-temporais, sociais e raciais.

No entanto, os seus utilizadores, devem tomar algumas precauções no que diz respeito a segurança e privacidade, sob pena de se envolverem em situações indesejadas ao se exporem demasiadamente. Como exemplo pode referir-se o roubo da identidade das pessoas para os mais diversos fins (uso indevido de fotografias em sites pornográficos e/ou usurpação de identidade).

Pode-se afirmar que o Facebook imortaliza os seus usuários, uma vez que após a criação de uma conta, apenas o próprio a pode eliminar, ou alguém que conheça a palavra-passe. Assim, podemos estar a comentar fotografias, vídeos, frases/pensamentos de alguém que já não está vivo, na verdadeira acepção da palavra, mas que o está virtualmente.

Tudo isto se deve ao enorme avanço tecnológico que tem vindo a acontecer nos últimos anos, e é extremamente pertinente questionarmo-nos sobre o que nos trará o futuro.

É importante reflectir sobre estas questões, usufruir dos aspectos positivos que o progresso nos proporciona, salvaguardarmos a nossa integridade física e psicológica, tendo a noção de que o Facebook é actualmente a maior rede social e uma vez bem utilizado e “controlado” é uma mais valia para a sociedade em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário